sejam bem vindos!!!

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto brincadeiras de ontem, hoje e amanhã.

Projeto da Escola Municipal Bom Jesus da Lapa, desenvolvido pela professora Marlene Bispo durante o mês de setembro e outubro de 2011 para trazer para a vivência dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano conhecimento e o prazer pelas brincadeiras de antigamente que tanto facinavam e divertiam as crianças. Através de pesquisas, entervistas, aulas práticas e muito mais o projeto visa trazer para o cotidiano dos discentes as brincadeiras de antigamente para que elas sejam transmitidas para as gerações atuais .  Conhecer para preservar!!!




Brincadeiras de ontem, hoje
e amanhã

Título do projeto: BRINCADEIRAS DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ
Público alvo: Alunos da educação infantil ao 5° ano
Período: Setembro e outubro de 2011



JUSTIFICATIVA

            O projeto brincadeiras de ontem, hoje e de amanhã foi desenvolvido pela professora Marlene bispo dos Santos e será desenvolvido nas escolas municipais Bom Jesus da Lapa e Eudaldo Pio Barreto durante o mês de setembro e o início do mês de outubro de 2011 tendo sua culminância prevista para a semana do  dia das crianças. Através de ações voltadas para a pesquisa e  o conhecimento das brincadeiras praticadas pelas gerações anteriores e que serão repassadas para a geração atual e para as futuras além de  proporcionar  aos alunos  momentos de interação  com os demais colegas e  com pessoas da comunidade, através da  participação  dos pais e avós no processo de aprendizagem escolar. Durante esse processo as crianças irão conhecer diversos brinquedos e brincadeiras do passado, que serão apresentadas  nas aulas  contribuindo para o desenvolvimento cognitivo de forma dinâmica e  lúdica.
Piaget afirmou que,” quando brinca ,a criança assimila o mundo á sua maneira, sem compromisso com a realidade”.  O brincar  contribui na formação do educando, servindo  de base para o  desenvolvimento  das  atividades lúdicas, pedagógica, bem como serve de elemento em atividades multidisciplinares onde são trabalhados valores morais étnicos e estéticos que visam envolver,  despertar, desenvolver e expandir o potencial criativo dos educados, em prol da sua formação integral.
     A atividade lúdica, seja ela brincadeira ou jogo, possibilita a criança um desenvolvimento em diversas áreas.  Quando brincamos, adaptamos o mundo a nós e criamos novas experiências de aprendizagem. Dessa forma a inserção de atividades lúdicas no cotidiano escolar sem dúvida contribui para o desenvolvimento dos discentes de forma mais eficaz além de contribuir para a disseminação  e a valorização de aspectos culturais pertencentes a comunidade em que a escola está inserida. 


OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL
Conhecer as brincadeiras do tempo de nossos pais, garantindo o seu fortalecimento e  permanência através  pesquisa e registro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Perceber como as brincadeiras são transmitidas entre gerações;
Estimular a pesquisa de  brincadeiras antigas;
Desenvolver a prática de aprender de forma lúdica;
Conhecer as brincadeiras do tempo de seus pais e  avós;
Reconhecer e aprender as variedades de brincadeiras antigas transformando-as em momentos presentes e preparando para o futuro.



EMBASAMENTO TEÓRICO

            A educação de forma lúdica é  uma forma de garantir o aprendizado do aluno de uma maneira que lhe é essencial, através de brincadeiras e jogos, algo que faz parte da natureza humana e  que sempre lhe satisfaz. . Conforme  sua etapa de desenvolvimento o aluno consegue abstrair, raciocinar e entender qual é a natureza da aprendizagem e do ensino sendo necessário que produza uma série de interações com o material gráfico  para chegar a um conceito esperado.
Segundo WALLON (1995), “ O planejamento das atividades não deve se restringir á seleção de conteúdos de ensino, mas incluir uma reflexão acerca do espaço em que as atividades serão realizadas, atentando-se para a área de ocupação dos materiais utilizados pelas crianças.” O importante é que sejam organizados com base em estratégias de mediação e interlocução dos diversos conhecimentos a fim de promover a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.  Na sociedade atual as crianças passam apresentar mais experiências enriquecedoras na escola do que exclusivamente em casa, visando nessas perspectivas temos assim a oportunidade de trazer o que os familiares sabem para partilharem com todos em sala de aula transmitindo a todos os mesmos saberes.
             O intercâmbio com outras crianças e com pessoas adultas propõem atividades adequadas a seu nível, pode significar uma ajuda importante no desenvolvimento de suas capacidades. Segundo Piaget toda teoria é construída num cenário cultural, nunca por um teórico individual. A teoria é o produto de estudos de educadores comprometidos com o trabalho, das suas reflexões e experiências.   Enfim a compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental, e atitudinal, que pode ter inicio desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil, pensando nisso é de fundamental importância a participação dos pais.    
             O ambiente escolar é para qualquer criança o espaço por natureza de interação de uns com os outros. Segundo Vygotsky 1996, existe um percurso de desenvolvimento intelectual que é despertado pela aprendizagem num contato do indivíduo com o ambiente cultural e mediado por outro indivíduo. Esse auxílio externo acontece como um motor que impulsiona os processos internos que ainda não madureceram e que depende da capacitação no indivíduo um desempenho independente. Sendo assim, cabe a escola uma instrução que faça frente às exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência em sociedade.
“a criança ao brincar se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário, que o brinquedo no brinquedo é como ela fosse maior do que ela é na realidade”(vygostsky1987)
Acredito que a socialização entre pais e filhos dentro do ambiente escolar contribuirá para um aprendizado significativo para todos os envolvidos nesse processo, percebendo assim a necessidade  de mudanças de atitudes, respeitando e valorizando não só os membros familiares mas sim toda a sociedade.  

METODOLOGIA
Para efetiva realização do projeto a metodologia utilizada contará com a execução de atividades que envolvam investigação através de pesquisas, entrevistas, reconto de relatos e etc. vindo a observar a importância do registro a fim de garantir uma participação de sucesso dos alunos em um processo lúdico de ensino aprendizagem através de uma temática que visa o conhecimento e a valorização de aspectos culturais da comunidade local. É importante lembrar que todo o processo de aprendizagem dos discentes está pautado no sóciointeracionismo, tendo o aluno como elemento fundamental na construção do conhecimento através de elementos do seu cotidiano garantindo uma formação nos um contexto histórico, social e cultural.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
v  Entrevistas com pessoas mais velhas da comunidade
v  Pesquisa na biblioteca municipal
v  Confecção de brinquedos
v  Aula prática com pessoas da comunidade
v  Concurso com as brincadeiras
v  Gincana
v  Confecção de livros de brincadeiras
v  Apresentações teatrais
v  Concurso  de paródias

CRONOGRMA DE TRABALHO
Mês de setembro
1° semana
2° semana
3° semana
4° semana
Apresentação
do projeto

   X



Apresentação de um relato
   X



Elaboração  e aplicação de questionário

 X


Pesquisa na biblioteca


       X

Aula prática


       X

Confecção do livro


      
       X
Culminância com a gincana
Na primeira semana de outubro ( de 03 á 07/10)




AVALIAÇÃO
A avaliação irá ocorrer durante toda a aplicação do projeto, a partir da observação direta e do envolvimento dos  alunos com o envolvimento  da proposta e a realização das atividades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
VIGOTSKI, L. S. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.

_______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WALLON: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Ed.Vozes;1995.   


RELAÇÃO  DE BRINCADEIRAS A SEREM TRABALHADAS DURANTE O PROJETO




v  Brincadeira de baleado
v  Jogar capitão
v  Brincadeira de rodas
v  Gincanas
v  Construção de brinquedos
v  Cavalo de pau
v  Dinâmicas
v  Telefone
v  Amarelinha
v  Peão
v  Gangorra
v  Três, três , passará
v  Cantor
v  Peteca
v  Bola na roda
v  Casinha
v  Pega- pega
v  Bater lata
v  Obstáculo
v  Passa o anel

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