|
JUSTIFICATIVA
O habito da leitura é algo que está presente em nosso cotidiano desde os primórdios da civilização e que cada dia se re-significa, ampliando a sua importância na compreensão e no entendimento do mundo que nos rodeia. Através da leitura é possível desvendar um mundo novo que se apresenta a nossa frente por meio de histórias com múltiplos significados.
O desenvolvimento da leitura de modo prazeroso está relacionado, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, o ato de ler aproxima a criança do universo letrado e colabora para a desenvolvimento mais amplo e total da sua capacidade de falar e escrever de forma mais ágil e eficaz.
Dentro desse contexto a escola e seus profissionais têm papel indispensável na promoção e no incentivo permanente á leitura para as crianças, através da execução de ações que possibilitem o desenvolvimento da leitura por prazer – como uma atividade permanente na rotina das escolas, além de outras ações culturais de fomento à leitura dentro do contexto social em que estão inseridos.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Estimular e despertar o interesse pela leitura diária de forma envolvente.
Objetivos específicos
# Proporcionar ao aluno a familiarização com os livros;
·# Ampliar e enriquecer experiências;
·# Desenvolver a imaginação criadora;
Estimular e despertar o interesse pela leitura diária de forma envolvente.
Objetivos específicos
# Proporcionar ao aluno a familiarização com os livros;
·# Ampliar e enriquecer experiências;
·# Desenvolver a imaginação criadora;
# Oportunizar o acesso das crianças com a literatura infantil
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
O projeto será desenvolvido em duas etapas básicas. Primeira etapa, divulgação e mobilização da turma para a participação no projeto e a segunda etapa, a execução da proposta de trabalho que será apresentada a seguir.
Durante a execução da primeira etapa a direção a e as professoras, deverão espalhar pela escola cartazes e atividades explorando o tema do projeto com o intuito de despertar a curiosidade dos discentes e realizar levantamento da opinião e das expectativas dos mesmos na participação do projeto. Ainda como parte da primeira etapa será realizado o lançamento do projeto com a execução de uma aula-show que abordará aspectos relevantes da leitura bem como todos as etapas e o cronograma de atividades do projeto.
Após a conclusão da lançamento terá inicio a execução da segunda etapa que consiste na leitura coletiva de um texto pré selecionado pelo professor no qual os alunos farão a leitura, após ouvir a sirene tocar. O professor deverá estabelecer um tempo para que os discentes façam a leitura do texto escolhido e após a leitura participem as discussões a respeito do tema abordado no texto.
A socialização das idéias ficará a critério do professor que poderá adaptar várias técnicas e dinâmicas para motivar os alunos a participarem desse momento de diálogo e interpretação.
Sugerir que os alunos falem sobre o texto ou livro que leram. Escrever a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.
CRONOGRMA DE ATIVIDADES
O QUE? | QUANDO? | COMO? |
Divulgação do projeto e mobilização dos discentes | Primeira semana de março | Confecção de cartazes e atividades de sondagem a respeito de tema do projeto |
Lançamento do projeto na escola | Segunda semana de março | Execução de aula show na escola |
Execução do projeto | De março a maio de 2011 | Leitura coletiva de textos e interpretação oral |
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá acontecer em toda a etapa do projeto, considerando o interesse de cada um, suas conquistas de leitura, observação e autonomia no manuseio dos materiais, envolvimento nas atividades e a participação no coletivo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário